quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Julian Fernando Casablancas


Julian Fernando Casablancas (nascido em 23 de agosto de 1978) é o vocalista da banda The Strokes.
Julian escreveu todas as músicas dos álbuns, com apenas uma exceção: compartilha os créditos de Automatic Stop do Room on fire. Casablancas é conhecido por suas letras e por seu jeito de cantar, normalmente comparado a Lou Reed e, sua banda, ao The Velvet Underground.
Julian é filho do fundador da Elite Model Management, John Casablancas, e de Jeanette Chistiansen, uma modelo que foi Miss Dinamarca em 1965, mas confessa que não tem uma relação muito próxima com o pai e que raramente o vê. Quando muito jovem seus pais se divorciaram e ele foi para a Institut Le Rosey por ter problemas com bebida. Mais tarde, estudou na Dwight School em Nova Iorque. Julian e Nikolai Fraiture se tornaram amigos quando eles eram muito jovens. Ele conheceu Albert Hammond Jr. no Le Rosey e quando se transferiu para a escola Dwight School, conheceu o restante dos futuros integrantes do grupo, Nick Valensi e Fabrizio Moretti.

Atualmente é casado com Juliet Joslin, assistente empresarial da banda com quem tem um filho chamado Cal Casablancas.

Seu primeiro disco solo, chamado Phrazes For The Young, foi lançado em 30 de outubro na Alemanha de 2009, 2 de novembro no Reino Unido e 3 de novembro nos Estados Unidos. No Brasil, o álbum foi lançado no dia 13 de novembro.

Curiosidades:

Apelido: "Julingus" foi o que ele disse numa entrevista, mas na verdade os amigos o chamam de Jules.
- Julian conheceu Albert Hammond Jr. quando ambos frequentavam um colégio privado na Suíça e ambos confessam que, ao principio, não gostavam muito um do outro, no entanto isto mudou quando eles passaram a ser colegas de quarto.
- De dia, longe da cerveja, dos yuppies e de uma platéia, Casablancas, não é um rock star grosseiro. É bem quieto, quase tímido. Parece de verdade não gostar de falar sobre si ou sobre sua música, e fica incomodado pelo fato de que estranhos - jornalistas – sabem sobre sua vida privada. É um sujeito de difícil trato com a imprensa. Não gosta de dar entrevistas.
- Julian Casablancas, vocalista e letrista dos Strokes, deu um susto em seus companheiros de banda ao sumir por alguns instantes no meio da platéia de um show em Los Angeles. Empolgado, Julian inventou de cantar no meio dos fãs. Ele desceu do palco e pediu à equipe técnica que desenrolasse alguns metros a mais de cabo de microfone para que sua idéia pudesse se concretizar. De repente, banda, público e seguranças perderam Casablancas de vista. Antes que o pânico tomasse conta do Universal Ampitheater, eis que surge o cantor, já sem o microfone na mão e com dificuldade para atravessar a verdadeira horda de fãs que tentava levar o cara para casa. Irritado, ele gritava: “Eu amo vocês, mas tirem as mãos de mim, porra!” Em seguida, os guarda-costas colocaram Julian Casablancas de volta no palco.
- É o autor de todas as letras da banda (exceção de “Automatic Stop” do segundo álbum da banda). Foi aos 15 anos que Julian Casablancas começou a escrever suas primeiras músicas, baseando-se nos riffs dos Nirvana.
- Julian Casablancas, realmente enlouquece suas fãs. No meio musical o rapaz também tem suas admiradoras fiéis. Ele até ganhou uma música, “But Julian, I'm A Little Older Than You”, cuja autoria é Courtney Love, que parecia decidida a conquistar o rapaz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário